Madarose
Madarose
(Perda dos cÃlios)
Madarose é o termo que se usa em oftalmologia para designar a perda de cÃlios ou da sombrancelha. Pode ser causado por uma série de condições como blefarites (inflamação da borda da pálpebra), dermatite atópica, dermatite seborreica, tumores da pálpebra, radioterapia prévia, hipotireoidismo, hipertireoidismo,hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, lúpus, infecções por herpes zoster, sÃfilis, lepra e tracoma, enfim doenças dermatológicas, nutricionais como deficiencia de zinco, biotina e ferro, desordens autoimunes como Vogt-Koyanagi-Harada, lupus sistemico e outros tantas causas. Algumas destas doenças podem ser sérias e oferecer risco de perda da visão, sendo importante o correto diagnóstico e tratamento.
Os cÃlios estão localizados em folÃculos pilosos na borda palpebral em 2 ou 3 fileiras, sendo 100 a 150 cÃlios por pálpebra. Os folÃculos pilosos são formados entre o segundo e quinto meses de gestação e não depois do nascimento. A vida média de cada cÃlio é de aproximadamente 3 a 5 meses.
A possibilidade dos cÃlios voltarem a crescer está relacionada com a causa da madarose e se ela é do tipo cicatricial ou não cicatricial. No caso da madarose não cicatricial, tipo que ocorre nas dermatites, por exemplo, os cÃlios podem voltar a crescer. Já na forma cicatricial os folÃculos pilosos são destruÃdos e não voltam a crescer.
A causa da madarose deve ser determinada e tratada assim que possÃvel para evitar maior perda e tentar reverter o processo se possÃvel, por isso estes são exemplos dos muitos problemas e causas possÃveis, e só uma avaliação médica detalhada poderá ajudar a esclarecer casa caso em particular