Ceratocone
O ceratocone é uma doença da córnea (parte transparente do olho), que leva a um afinamento geralmente inferior, resultando no abaulamento anterior da córnea, na forma de cone. Geralmente acontece nos dois olhos, porém normalmente é mais avançada em um olho e menos no outro.
Trata-se de condição rara, encontrada em todas as raças, nas diferentes partes do mundo, com prevalência que varia de 4 a 600 casos por 100.000 indivÃduos. História familiar está presente de 6 a 8% dos casos, sugerindo herança familiar. Seu aparecimento mais comum ocorre na puberdade, geralmente entre os 13 e os 18 anos de idade, progride por aproximadamente 6 a 8 anos e, após, tende a permanecer estável.
A sua causa é desconhecida, porém sabe-se que o ato de coçar ou esfregar os olhos está associado à progressão da doença.
Na sua forma inicial ou "incipiente" (forma branda) pode ser corrigida com o uso de óculos, porém na maior parte dos casos a melhor forma de correção é feita com o uso de lentes de contato rÃgidas gás permeáveis, ou em alguns casos, lentes gelatinosas especiais.
Nossa clÃnica conta com um Setor de Lentes de Contato, que consiste em uma estrutura fÃsica adequada destinada apenas para adaptação de lentes de contato, o que permite conforto e tranquilidade para que os pacientes recebam as orientações relacionadas ao uso da lente de contato, por profissionais altamente qualificados e com vasta experiência no assunto.
Exames para diagnóstico e acompanhamento (Todos disponÃveis em nossa clÃnica):
Topografia: avalia a curvatura anterior da córnea, exame de extrema importância para avaliação, diagnóstico, acompanhamento e tratamento. Permite que o oftalmologista classifique o estágio de desenvolvimento da doença e defina a conduta a ser tomada. Importante exame para a precisa adaptação das lentes de contato.
Paquimetria: avalia a espessura da córnea, também importante para diagnóstico, acompanhamento e tratamento.
Esquiascopia: exame realizado com retinoscópio que permite ao oftalmologista suspeitar do diagnóstico de ceratocone.
Biomicroscopia: permite avaliar alterações que ocorrem na estrutura da córnea devido a doença.
Ceratometria: mede a curvatura da córnea, importante na adaptação das lentes de contato e no diagnóstico.
Tratamento
1- Óculos.
2 - Lentes de contato especiais para tratamento de ceratocone.
3 - Crosslinking de Colágeno (leia mais na seção Cirurgias - disponÃvel em nossa clÃnica o mais moderno equipamento da atualidade para realização desta cirurgia).
4 - Implante de anel intraestromal (anel de Ferrara, Keraring - veja mais em Cirurgias).
5 - Transplante de córnea (maiores informações na seção Cirurgias).