Vitrectomia
Vitrectomia é um procedimento cirúrgico feito por oftalmologista para tentar melhorar a visão do olho que apresenta alteração vÃtrea importante.
Quando há descolamento ou cicatrizes na retina, lacerações ou uma significativa quantidade de sangue no humor vÃtreo (substância gelatinosa, transparente e incolor, que preenche o espaço entre a face posterior do cristalino e a retina), realiza-se a vitrectomia, que remove o humor vÃtreo por aspiração e o substitui por uma solução salina.
Como o organismo não regenera o vÃtreo, insere-se solução salina ou outra substância semelhante ao humor vÃtreo que está sendo removido do olho.
O paciente não nota diferença entre o vÃtreo e a solução salina.
A vitrectomia é realizada com anestesia local ou geral, sem necessidade de internação hospitalar.
Em geral, esse procedimento traz bons resultados visuais.
Depois da cirurgia o paciente deverá manter repouso relativo, isto é, poderá ler, escrever, ver TV, porém não poderá fazer força fÃsica, ginástica, carregar peso, abaixar a cabeça além da linha do ombro, coçar o olho por um perÃodo de 1 mês ou mais, dependendo de como o olho irá se comportar durante o pós-operatório.
No pós-operatório, o olho ficará vermelho, dolorido e será preciso usar (em média por 1 mês) uma concha de plástico para proteger o olho operado quando o paciente for dormir, cochilar ou sair de casa.
Também haverá necessidade do uso de colÃrios antibióticos e antiinflamatórios, e retornos constantes no consultório para reavaliação.
http://publico.soblec.com.br/index.php?system=news&news_id=734&action=read&eid=235