Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Madarose

Madarose
(Perda dos cílios)

Madarose é o termo que se usa em oftalmologia para designar a perda de cílios ou da sombrancelha. Pode ser causado por uma série de condições como blefarites (inflamação da borda da pálpebra), dermatite atópica, dermatite seborreica, tumores da pálpebra, radioterapia prévia, hipotireoidismo, hipertireoidismo,hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, lúpus, infecções por herpes zoster, sífilis, lepra e tracoma, enfim doenças dermatológicas, nutricionais como deficiencia de zinco, biotina e ferro, desordens autoimunes como Vogt-Koyanagi-Harada, lupus sistemico e outros tantas causas. Algumas destas doenças podem ser sérias e oferecer risco de perda da visão, sendo importante o correto diagnóstico e tratamento.

Os cílios estão localizados em folículos pilosos na borda palpebral em 2 ou 3 fileiras, sendo 100 a 150 cílios por pálpebra. Os folículos pilosos são formados entre o segundo e quinto meses de gestação e não depois do nascimento. A vida média de cada cílio é de aproximadamente 3 a 5 meses.

A possibilidade dos cílios voltarem a crescer está relacionada com a causa da madarose e se ela é do tipo cicatricial ou não cicatricial. No caso da madarose não cicatricial, tipo que ocorre nas dermatites, por exemplo, os cílios podem voltar a crescer. Já na forma cicatricial os folículos pilosos são destruídos e não voltam a crescer.

A causa da madarose deve ser determinada e tratada assim que possível para evitar maior perda e tentar reverter o processo se possível, por isso estes são exemplos dos muitos problemas e causas possíveis, e só uma avaliação médica detalhada poderá ajudar a esclarecer casa caso em particular

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto