Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Olho Seco

O QUE √Č OLHO SECO ( DRY EYE ) ?

ATEN√á√ÉO: DEPOIS DO √ďCULOS √© o problema MAIS FREQUENTE DO CONSULTORIO M√ČDICO OFTALMOL√ďGICO E CAUSA DE MUITO SOFRIMENTO POR PARTE DOS PACIENTES, ATINGINDO MAIS O SEXO FEMININO
DESDE O INICIO DA IDADE ADULTA

Algumas pessoas n√£o produzem l√°grima o suficiente para manter os olhos √ļmidos e confort√°veis.

SINTOMAS : Dor, queima√ß√£o, ard√™ncia, fotofobia (sensibilidade √† luz), secre√ß√£o ocular branca e irrita√ß√£o freq√ľente s√£o sintomas comuns BEM COMO GRANDE DESCONFORTO AO ACORDAR, AL√ČM DE OLHOS VERMELHOS E INTOLERANCIA AO USO DE LENTES DE CONTATO, principalmente as gelatinosas. Sensa√ß√£o de areia nos olhos, dor ao piscamento, s√£o referidos pelos pacientes

Ao contr√°rio do que se espera, crises de lacrimejamento pode ocorrer como sintoma de olho seco

O QUE √Č O FILME LACRIMAL ?

As lágrimas são produzidas quando choramos ou quando os olhos são irritados. A camada (filme) lacrimal se espalha sobre os olhos criando uma superfície óptica perfeita.

Sem uma produção adequada de lágrimas, a visão se torna deficiente.

QUAIS AS CAUSAS DE OLHOS SECOS ?

A produ√ß√£o de l√°grimas diminui com a idade e √© mais freq√ľente nas mulheres, especialmente ap√≥s a menopausa, por√©m √© frequente em jovens adultos.

A associação com doenças reumáticas não é rara. Muitas drogas podem ser causa ou piorar os sintomas.

COMO √Č FEITO O DIAGN√ďSTICO DE OLHO SECO ?

O exame biomicroscópico sugere a patologia, e a medida da produção de lágrima confirma o diagnóstico.

Em nossa clínica, fazemos o teste nos casos suspeitos.

QUAL O TRATAMENTO DO OLHO SECO ?

As lágrimas artificiais e óculos de sol são usados com bons resultados; quando não resolvem, procedimentos mais complexos são instituídos dependendo de cada caso.

Deve-se evitar ambientes polu√≠dos (cigarro), clima seco , vento e ar condicionado.VEJA ORIENTA√á√ēES PARA USO DOS OLHOS NO COMPUTADOR, QUE AGRAVAM OS SINTOMAS.

IMPORTANTE:

Se voc√™ tem olho seco, fale com seu m√©dico cl√≠nico sobre os rem√©dios que toma pois eles podem agravar o olho seco. como s√£o muitas e variadas as causas deve-se investigar clinicamente desde altera√ß√Ķes dos hormonios, poss√≠vel em ov√°rios pol√≠cisticos, at√© uma disfun√ß√£o da glandula lacrimal t√£o somente, ou doen√ßas do col√°geno como as reum√°ticas.


TRATAMENTO: instila√ß√£o frequente de lubrificantes oculares no olho seco. DEFINIR A CAUSA; COLOCA√á√ÉO DE PLUGS NOS PONTOS LACRIMAIS PARA QUE A L√ĀGRIMA SEJA RETIDA E LUBRIFIQUE OS OLHOS REDUZINDO OS INCOMODOS SINTOMAS DO OLHO SECO. DIETA A BASE DE OMEGA 3, 6 e 9 fazem parte do arsenal terap√™utico

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto