Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

O acidente ocular de trabalho

Os ferimentos ou traumatismos oculares no local de trabalho, acontecem porque os riscos não são percebidos ou, mesmo, por falta de prevenção. Mas é possível eliminar o perigo com medidas simples como o uso de óculos de segurança, protetor facial e cuidados coletivos como o isolamento de áreas de solda, esmerilhamento e outras fontes geradoras de raios e arremesso de partículas. É importante saber que, 85% DOS TRAUMAS OCULARES PODEM GERAR DANOS PERMANENTES, inclusive a CEGUEIRA.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 98% DOS ACIDENTES PODERIAM SER EVITADOS. Muitas vezes, são percebidos horas mais tarde com o aparecimento de sintomas como irritação, hiperemia (olhos vermelhos) ou sensação de corpo estanho (areia). As lesões mais encontradas são: úlceras traumáticas, queimaduras, impactos e cortes e, até, perfuração do globo ocular.

PRIMEIROS SOCORROS OCULARES

Nas queimaduras com produtos químicos, lavar os olhos com água limpa em abundância é uma medida importante. Mas no caso de suspeita de perfuração, é urgente que se encaminhe o acidentado ao oftalmologista para um atendimento eficaz.
NÃO SE DEVE USAR COLÍRIO ANESTÉSICO, a não ser que seja um profissional habilitado.
Comprimir o globo ocular deve ser evitado até que se conheça o tamanho do problema.
É essencial, em caso de acidente, a avaliação de um oftalmologista, por ser habilitado para realizar o diagnóstico, inclusive, com equipamentos necessários para um adequado exame do olho.

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto