Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Doença Macular Relacionada à Idade

A degeneração macular relacionada à idade, conhecida como DMRI, é a principal causa de cegueira na terceira idade. Ocorre geralmente acima dos 60 anos e é decorrente de uma perda de visão progressiva da mácula. Provoca baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura. Diferentes fatores podem contribuir para o aparecimento da doença: pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras estão associados à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Existem dois tipos:

Seca: se apresenta na maioria dos pacientes. Tipo denominado atrófico, com áreas de perdas das células da mácula, associadas a alterações pigmentares e lesões típicas chamadas "drusas". A perda visual geralmente é lenta nesses casos, e pode ser prevenida por tratamento específico.

Úmida: quando novos vasos sanguíneos, acompanhados de tecido inflamatório, são formados e tem grande potencial destrutivo. Este fenômeno acontece na minoria dos pacientes e é conhecida como forma "exsudativa", ou com membranas. Deve ser tratada de forma rápida e intensa.

Os sintomas da doença são variáveis. Entretanto, os mais comuns incluem:
Perda gradual da capacidade de enxergar nitidamente.
Visão distorcida (os objetos parecem ser do tamanho ou forma errado, linhas retas parecem onduladas ou tortas)
Perda gradual da visão de cores claras.
Aparecimento de uma área escura ou vazia no centro da visão.

O tratamento da forma seca é feito com vitaminas antioxidantes, que ajudam a estabilizar a doença e ajudam a prevenir complicações futuras. Já a forma Úmida (mais agressiva) deve ser tratada de forma rápida, geralmente com aplicações de injeções intraoculares de medicação antiangiogênica. Essa medicação é aplicada por meio de infusão uma vez por mês, no período mínimo de 3 meses, com acompanhamento do oftalmologista para avaliação e controle. A expectativa de melhora visual é entre 30 e 40 % com estabilização em grande parte dos casos.

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto