Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Hipermetropia

Definição

Trata-se de um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção dos olhos se encontram num foco atrás da retina e não em cima como deveria ser para um olho normal. Isso causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

Causas

Em muitos casos, a hipermetropia tem origem uma malformação congênita do olho, ou seja, o diâmetro do globo ocular é curto. Pode ser também uma capacidade refrativa reduzida da córnea e do cristalino (hiperopia), mas são casos mais raros.
Quando não corrigida, pode resultar em dor de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular, principalmente ao ler de perto, no fim da tarde e após o trabalho ou escola.

Tratamento

Em geral, a hipermetropia é corrigida com óculos de grau com lentes positivas ou lentes de contato que reposicionam a imagem sobre a retina. Cirurgia refrativa com excimer laser também pode ser realizada, pois o objetivo é mudar o formato da córnea. A técnica mais indicada para a correção deste erro refracional é o LASIK (Laser in Situ Keratomileusis), cirurgia esta que eleva a curvatura da córnea de acordo com o grau necessário a ser corrigido.

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto