Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
DOENÇAS OCULARES | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Ceratocone

O ceratocone é uma doença da córnea (parte transparente do olho), que leva a um afinamento geralmente inferior, resultando no abaulamento anterior da córnea, na forma de cone. Geralmente acontece nos dois olhos, porém normalmente é mais avançada em um olho e menos no outro.
Trata-se de condição rara, encontrada em todas as raças, nas diferentes partes do mundo, com prevalência que varia de 4 a 600 casos por 100.000 indivíduos. História familiar está presente de 6 a 8% dos casos, sugerindo herança familiar. Seu aparecimento mais comum ocorre na puberdade, geralmente entre os 13 e os 18 anos de idade, progride por aproximadamente 6 a 8 anos e, após, tende a permanecer estável.
A sua causa é desconhecida, porém sabe-se que o ato de coçar ou esfregar os olhos está associado à progressão da doença.
Na sua forma inicial ou "incipiente" (forma branda) pode ser corrigida com o uso de óculos, porém na maior parte dos casos a melhor forma de correção é feita com o uso de lentes de contato rígidas gás permeáveis, ou em alguns casos, lentes gelatinosas especiais.

Nossa cl√≠nica conta com um Setor de Lentes de Contato, que consiste em uma estrutura f√≠sica adequada destinada apenas para adapta√ß√£o de lentes de contato, o que permite conforto e tranquilidade para que os pacientes recebam as orienta√ß√Ķes relacionadas ao uso da lente de contato, por profissionais altamente qualificados e com vasta experi√™ncia no assunto.

Exames para diagnóstico e acompanhamento (Todos disponíveis em nossa clínica):

Topografia: avalia a curvatura anterior da c√≥rnea, exame de extrema import√Ęncia para avalia√ß√£o, diagn√≥stico, acompanhamento e tratamento. Permite que o oftalmologista classifique o est√°gio de desenvolvimento da doen√ßa e defina a conduta a ser tomada. Importante exame para a precisa adapta√ß√£o das lentes de contato.

Paquimetria: avalia a espessura da córnea, também importante para diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

Esquiascopia: exame realizado com retinoscópio que permite ao oftalmologista suspeitar do diagnóstico de ceratocone.

Biomicroscopia: permite avaliar altera√ß√Ķes que ocorrem na estrutura da c√≥rnea devido a doen√ßa.

Ceratometria: mede a curvatura da córnea, importante na adaptação das lentes de contato e no diagnóstico.

Tratamento

1- √ďculos.
2 - Lentes de contato especiais para tratamento de ceratocone.
3 - Crosslinking de Colágeno (leia mais na seção Cirurgias - disponível em nossa clínica o mais moderno equipamento da atualidade para realização desta cirurgia).
4 - Implante de anel intraestromal (anel de Ferrara, Keraring - veja mais em Cirurgias).
5 - Transplante de c√≥rnea (maiores informa√ß√Ķes na se√ß√£o Cirurgias).

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto