Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
CIRURGIAS | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Catarata

Clique nas imagens para visualizar maior
Catarata

A catarata é definida opacificação do cristalino que bloqueia a entrada de luz nos olhos, com consequente diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira (primeira foto). O cristalino é a lente que temos no interior do olho e foca as imagens na retina. Se opaco não deixa mais a luz passar. A perda de transparencia da nossa lente natural e sua opacificação denominamos catarata.

Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento da catarata, dentre eles:

-idade avançada, diabetes, história familiar de catarata, exposição continuada à luz solar, fumo (tabagismo), lesão ocular prévia ou inflamação no olho (uveítes), cirurgia ocular prévia, uso prolongado de medicação esteróide-corticóide (uso especial combinado de esteróides orais e inalatórios para rinite, asma, bronquite) e outras.
Se você tiver qualquer um desses fatores de risco para a catarata, você deve agendar uma consulta com seu oftalmologista. Até os 60 anos de 2 em 2 anos e após, de ano em ano.

A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata, seja qual for a causa. A senil é a mais comum, cerca de 75% das pessoas terá catarata aos 75 anos. Através da facoemulsificação - segunda foto- com implante de lente intra-ocular, sem pontos, sem dor e sem internação, com anestesia local, no dia seguinte o paciente retoma a vida normal. Pode-se eliminar a necessidade do uso de óculos na maioria dos casos. Realizamos este procedimento desde 1999, no centro cirúrgico da própria da clínica, sempre com equipamentos de última geração para maior segurança do procedimento, e assim melhores resultados.
Informação importante : algumas pessoas ainda pensa o que era normal antigamente, que se deve esperar a catarata amadurecer para operá-la. Se isto ocorrer, ela estará praticamente cega neste estágio e as modernas técnicas não poderão ser utilizadas, tendo que fazer cirurgia aberta, com muitos pontos e maior tempo para recuperação. As técnicas atuais funcionam bem quanto mais precoce, a catarata está mole, e nesta fase o paciente tem visão razoável as vezes até boa , com pequenas distorções, levemente turva. Veja o estado da catarata madura quando o paciente atinge a cegueira e o procedimento moderno já não é mais possível. A terceira e quarta fotos são a catarata branca e a nigra, chamada maduras, de pacientes operados na clínica com técnica adequada para este estágio (cirurgia extra-capsular), devido ao seu estágio avançado (endurecidas). Apesar de mais difícil, ainda é possível recuperar a visão nesta fase.

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto