Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
CIRURGIAS | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Cross-Linking do Col√°geno

O que é crosslinking ?

√Č um tratamento realizado na c√≥rnea atrav√©s da aplica√ß√£o de riboflavina (vitamina B2) e luz UV-A. O equipamento faz com que a c√≥rnea fique fortalecida, aumentando a rigidez e resist√™ncia por meio do aumento das liga√ß√Ķes entre as fibras do col√°geno.

Quais as indica√ß√Ķes para iniciar o tratamento?

Ceratocones em evolu√ß√£o graus I, II e III, degenera√ß√£o marginal pel√ļcida; ectasia corneana p√≥s-cirurgia refrativa.

Qual a finalidade da utilização do crosslinking e qual o tempo que leva para realizar o procedimento?

O objetivo é evitar a progressão do ceratocone ou ectasia, e assim evitar a necessidade do transplante de córnea. A duração do procedimento é de aproximadamente uma hora

De que forma é feito este procedimento?

√Č preciso anestesiar o olho com col√≠rio; remover uma parte da camada superficial de c√©lulas da c√≥rnea (o epit√©lio); em seguida instila-se riboflavina de cinco em cinco minutos por meia hora e aplica-se luz UV-A nos pr√≥ximos trinta minutos. Posteriormente, o cirurgi√£o lava o olho do paciente para remover o excesso de riboflavina e coloca uma lente de contato gelatinosa.
A lente de contato fica no olho por uma semana (não é removida para dormir). No primeiro retorno ao consultório o oftalmologista avalia a córnea e remove a lente de contato, caso o epitélio já estiver restabelecido. A cirurgia acontece em um olho de cada vez, normalmente com um mês de diferença, para que seja aguardado a melhora do outro olho.

Quais os exames e cuidados pré-operatórios?

√Č preciso fazer o exame de topografia corneana, paquimetria ultrass√īnica e microscopia especular. A orienta√ß√£o √© que seja suspenso a lente de contato r√≠gida por 15 dias e a gelatinosa por tr√™s dias. √Č necess√°rio aguardar tr√™s meses para readaptar as lentes de contato r√≠gidas g√°s-perme√°veis, ap√≥s o procedimento.

Quando é marcado o retorno do paciente e, de que forma acontece a recuperação visual?

A primeira avalia√ß√£o √© feita em uma semana e, na maioria das vezes, √© retirada a lente de contato que fucionou como curativo. A recupera√ß√£o √© lenta e gradual, variando de paciente para paciente, tendo uma m√©dia de dois a quatro meses. O procedimento pode ser associado a implante de anel de Ferrara (ou outra marca) e o laser para retirada do grau pode ser feito no momento ou meses ap√≥s o procedimento. Dispomos do novo equimamento (fotos) que possibilita customizar a cirurgia em v√°rios aspectos conforme a necessidade de cada paciente, com maior seguran√ßa, pois a energia √© controlada por monitor todo o tempo, condi√ßao inexistente em outros aparelhos dispon√≠veis no momento no mercado brasileiro, pois em excesso causa les√Ķes intraoculares e em falta n√£o cumpre o protocolo para o sucesso de enrijecimento da c√≥rnea, o crosslinking dos tecidos corneanos.

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto