Dr. Achylles Tomazelli Neto
CRMSC 3793

Dr. Luiggi Ferronato Giordani
CRMSC 12398
CIRURGIAS | CLÍNICA TOMAZELLI

< Voltar
Clique nas imagens para visualizar maior

Vitrectomia

Vitrectomia é um procedimento cirúrgico feito por oftalmologista para tentar melhorar a visão do olho que apresenta alteração vítrea importante.

Quando há descolamento ou cicatrizes na retina, lacerações ou uma significativa quantidade de sangue no humor vítreo (substância gelatinosa, transparente e incolor, que preenche o espaço entre a face posterior do cristalino e a retina), realiza-se a vitrectomia, que remove o humor vítreo por aspiração e o substitui por uma solução salina.

Como o organismo não regenera o vítreo, insere-se solução salina ou outra substância semelhante ao humor vítreo que está sendo removido do olho.

O paciente não nota diferença entre o vítreo e a solução salina.

A vitrectomia é realizada com anestesia local ou geral, sem necessidade de internação hospitalar.

Em geral, esse procedimento traz bons resultados visuais.

Depois da cirurgia o paciente deverá manter repouso relativo, isto é, poderá ler, escrever, ver TV, porém não poderá fazer força física, ginástica, carregar peso, abaixar a cabeça além da linha do ombro, coçar o olho por um período de 1 mês ou mais, dependendo de como o olho irá se comportar durante o pós-operatório.

No pós-operatório, o olho ficará vermelho, dolorido e será preciso usar (em média por 1 mês) uma concha de plástico para proteger o olho operado quando o paciente for dormir, cochilar ou sair de casa.

Também haverá necessidade do uso de colírios antibióticos e antiinflamatórios, e retornos constantes no consultório para reavaliação.

http://publico.soblec.com.br/index.php?system=news&news_id=734&action=read&eid=235

Clínica de Olhos Tomazelli
(49) 3322.3070
Rua Marechal Floriano Peixoto, 266-0
Centro - Chapecó - SC
(c) 2012 Clínica Tomazelli. Desenvolvido por aleto